• sugerir às crianças que imitem animais de sua livre escolha, realizando determinados gestos – comendo, dormindo, brigando, brincando, andando, correndo, etc.;
• dividir a classe em equipes e cada uma delas receberá o nome de um esporte. Cada esporte, então, deverá ser dramatizado por uma equipe e as outras tentarão adivinhá-lo.É importante lembrar que todos da equipe devem estar envolvidos nessa imitação e que, se preciso for, podem sugerir que um dos componentes faça o papel de algo concreto como a cesta de basquete, a rede de vôlei, etc.;
• informar que, ao tocar o tambor,todos irão transformar-se no que for solicitado: reis e rainhas, sapos, caracóis, rios, árvores, leões, pessoas adultas, pessoas idosas, bebês... Ir acrescentando ações e situações como: reis e rainhas se abraçando, pessoa idosa atravessando a rua, a mulher dando comida a um bebê, sementes que vão crescendo até virarem árvores, rios com forte correnteza, pessoas dentro de um barco que está em rio com muita correnteza, pássaros hando-
se na poça d'água, sapos perseguindo moscas, pessoas fugindo de uma tempestade...
Brincadeiras corporais
O professor orienta as crianças a:
• encostarem partes do corpo no chão, na parede, no corpo de um amigo ao som de músicas ou instrumentos musicais.
Exemplo: encostar as testas e dançar sem se afastar, de costas, de barriga, com as mãos para trás , com as pontas dos pés coladas...;
• colocarem vendas nos olhos e percorrerem a sala, tentando adivinhar onde estão, perto de qual
objeto, quem é o amigo que está próximo, sem utilizar a fala e a visão, somente o tato;
• correrem, pularem ou fazerem exercícios físicos aeróbicos, percebendo as reações dos seus corpos:suor, coração acelerado, respiração ofegante, etc.
Brincadeiras livres
O professor deve:
• espalhar pela sala material reaproveitável e deixar que os alunos façam suas criações, sem muita interferência, para que possa observar sua iniciativa e criatividade;
• sugerir que as criações sejam de duas formas: com colagem e sem colagem. Nas criações com colagem, a criança terá um objeto mais duradouro e sem muitas mudanças.
Quando não usarem a cola, provavelmente as crianças trabalharão com encaixe ou com oranização de espaços, como um campo de futebol, uma casinha, um parque...
Muitas outras atividades poderão ser incluídas, dependendo dos objetivos do professor e levandoem conta, sempre, o grau de interesse das equipes que as realizam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário