26 outubro 2007

ALGUMAS ATIVIDADES .

Sugerimos, a seguir, atividades que podem ser desenvolvidas com crianças de 2 a 6 anos, levando-se em consideração as suas necessidades e as suas preferências. Brincadeiras com lençóis Dividir a turma em grupos e entregar um lençol para cada um, solicitando que as crianças:

  1. escondam-se embaixo do lençol e só saiam quando o professor pedir. Ao saírem, o professor pergunta o que sentiram, se foi gostoso ficarem escondidos...
  2. escolham um colega para que o grupo crie um personagem usando o lençol como figurino. O professor deve estimular para que o grupo decida em conjunto, de maneira a obter um produto coletivo;
  3. segurem o lençol pelas pontas e, no ritmo de música que, preferencialmente, deve ser clássica, elevem-no e abaixem-no, sempre chamando a atenção para a necessidade
    de todos trabalharem juntos, observando o momento certo de elevar e abaixar o lençol;
  4. de cada grupo, com o auxílio do professor, se enrolem no lençol e percorram um caminho que deverá estar previamente marcado na sala. O professor deve salientar a importância de combinar os passos e os lados que o grupo irá percorrer, porque as criança estão emboladas;
  5. em grande grupo, segurem o lençol pelas bordas, estando uma das crianças deitada no meio. O grupo poderá levantar o lençol levemente do chão, com cuidado, transmitindo segurança para quem está no meio, e embalá-lo de um lado para outro;
  6. escolham um colega que deve sair da sala enquanto outro irá esconder-se debaixo do lençol. Por meio do tato, a criança que estava fora da sala, ao voltar, tentará descobrir
    quem está escondido. Brincadeiras de caminhar Em grande grupo e num lugar amplo, o professor solicita que as crianças tirem seus calçados e caminhem:
  7. nas pontas dos pés;
  8. nos calcanhares; com o peso do corpo na parte interna dos pés;
  9. com o peso do corpo na parte externa dos pés;
  10. sobre os pés do colega, estimulando o contato físico e o respeito ao corpo do outro;
  11. de acordo com o ritmo da música e com o ritmo modificado (lento, médio, acelerado);
  12. de lado, com os pés emparelhados e alternados;
  13. imaginando que pisam na areia quente, no gelo, com chicletes grudados nos pés, epresentando esses desafios.

Nenhum comentário: