Texto em tiras
- Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo ou ofício. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira,
- Divida a turma em grupos,
- Divida uma ou umas tiras para cada elemento do grupo - de forma desordenada - e peça para que o grupo o reconstrua no chão. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto.
Horóscopo
- Selecione de jornal ou revistas os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada ninguém vai perceber,
- Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele.Cuide para que haja pelo menos uma palavra agada em cada signo,
- Tire xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Antes de tudo faça perguntas como: quem acredita em horóscopo? quem costuma ler horóscopo?alguma vez a previsão deu certo? e outras
- Discuta a recomposição dos textos e que fez cada dupla colocar aquela palavra.
Anedotas
- Selecione algumas piadas e, em duas colunas divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra - de forma desencontrada - o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Tiras em quadrinhos
- Recorte algumas tiras em quadrinhos,
- cole-as em uma folha com as partes desencontradas,
- Os alunos deverão lê-las e organizá-las de forma apropriada.
Outra com tiras
- Recorte tiras de história em quadrinhos e cole em uma folha , porém na ordem certa,
- Apagua as falas,
- Peça que os alunos completem da melhor maneira possível,de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho pode ser feito em duplas.
Ache a foto da notícia
- Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas,
- Separe as fotos das notícias,
- Desafi-os a encontrar as fotos das notícias.
Notícia completa
- Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes fundamentais - 1) título/manchete, 2) lead, 3) corpo, 4) foto com legenda.
- Desmembre as notícias,recortando as partes de cada uma,
- Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.
Texto Quebra cabeça
- Recorte alguns textos (um pra cada ou pra grupos),
- Faça marcações desorganizadas nos textos (tal qual nos quebra cabeças) e recorte-os,
- Ofereça aos grupos para que os monte novamente. Você poderá em ter mãos algumas perguntas de interpretações para que o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder as perguntas corretamente será o vencedor.
Charges
- Recorte charges dos jornais,
- Distribua e peça que façam a leitura discutindo o acontecimento e identificando os personagens,
- Troque com os grupos de forma que todos possam fazer várias leituras,
- Faça a discussão coletivo de cada charge.
Lendo Figuras
- Selecione figuras,
- Peça para que cada um faça uma leitura do texto extra verbal - silenciosamente,
- Peça que o aluno fale o que viu na sua figura, de forma que aluno aprenda a organizar seu pensamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário